sexta-feira, 15 de julho de 2016

Corpos Energeticos do Ser Humano - Corpo Astral






O corpo astral do homem é um veículo que para um clarividente é semelhante ao corpo físico envolvido de uma aura de cores brilhantes, composto de  uma matéria na qual o grau de fineza é muito mais elevado que o da matéria física, no qual se exprimem as sensações, paixões, desejo e emoções e que serve de ponte ou meio de transmissão entre os corpos físico e etérico e os outros veículos mais sutis, como o mental, o anímico e o espiritual. Se bem que todo homem possui e utiliza um corpo astral, bem poucos entres eles são conscientes de sua existência e podem governá-lo e vivê-lo em plena consciência.
Com freqüência pouco definido, pode se tornar um veículo bem desenvolvido e perfeitamente organizado possuindo uma via própria que confere a seu proprietário poderes úteis. Assim, para um homem evoluído, enquanto o corpo físico dorme, a vida no corpo astral é ativa, interessante e útil e a lembrança desta vida pode, em certas condições, ser levada ao cérebro físico e à consciência de vigília. A vida de tal homem pára de ser uma seqüência de dias e de noites de esquecimento e torna-se, ao contrário, sem nenhuma interrupção, alternando-os entre os planos físico e astral de nosso mundo.
Uma das primeiras coisas a aprender no seu corpo astral é se deslocar. Assim, o corpo astral pode se mover com uma grande rapidez e se distanciar bastante do corpo físico adormecido.  A matéria astral sendo muito mais fina que a matéria física, interpenetra esta última. Cada átomo físico flutua em um oceano de matéria astral que o envolve e o preenche em todos os interstícios da matéria física.  A matéria astral existe sob sete estados diferentes que correspondem aos sete estados da matéria física: sólido, líquido, gasoso, etérico, super-etérico, sub-atômico, atômico. O princípio da interpenetração entre o físico e o astral faz com que os diferentes reinos da natureza não estejam separados no espaço, mas existam em torno de nós a todo instante, de modo que para os perceber e estudar, não é necessário se movimentar no espaço; é suficiente despertar em si os sentidos por meio dos quais eles são percebidos.
A porção do corpo astral que se estende além dos limites do corpo físico é habitualmente chamada de aura astral. A matéria do corpo físico tendo uma forte atração pela do corpo astral, faz com que a maior parte ( por volta de 99%) das partículas astrais sejam comprimidas nos limites do corpo físico e somente o último centésimo preenche o resto do ovóide que forma a aura. A porção central do corpo astral toma assim exatamente a forma do corpo físico e é perfeitamente nítida e definida, fácil a distinguir da aura que a envolve.

Para melhor perceber o corpo astral, eis aqui alguns elementos de compreensão.
* Num homem não desenvolvido o corpo astral é uma massa nebulosa de matéria astral mal organizada, vagamente desenhada, com uma grande predominância de substâncias de níveis inferiores. Ele é grosseiro, de cor sombria – com freqüência tão sombrio que é difícil o distinguir do corpo físico. Ele reage sobretudo às paixões e reações instintivas grosseiras e se estende em todas as direções até 25 a 30 centímetros além do corpo físico.
* Num homem de nível de evolução média, o corpo astral é muito maior, e se estende até por volta de 45 centímetros, de um lado e de outro do corpo físico. Ele contém mais elementos de qualidade superior. A presença de elementos mais raros dão ao conjunto uma certa luminosidade e seu contorno é nitidamente definido.
* No caso de um homem de grande desenvolvimento espiritual, o corpo astral é ainda maior e é composto de elementos mais puros de cada subdivisão do plano astral com uma grande predominância da mais alta.
(Do curso do PAD Corpos Energéticos)